2 de março de 2006

A Dança do Universo (não-ficção)

Marcelo Gleiser, 1997, Brasil

O que é o Universo? Como ele surgiu? Será que ele sempre existiu? É finito ou infinito? Esses são questionamentos que sempre acompanharam a curiosidade humana; mistérios que assustam e encantam a humanidade desde sua fundação cultural.

Em “A Dança do Universo”, o físico e cosmologista brasileiro, Marcelo Gleiser, procura fazer um apanhado das diferentes respostas dadas a essas perguntas durante os séculos.

A obra começa com antigos mitos de criação, passa pelo início da filosofia, relaciona ciência e religião e desembarca na física contemporânea. Cosmogonia, Metafísica e Ciência; um percurso histórico que está longe de significar uma linha evolutiva, apenas ilustra o desenrolar do conhecimento humano. E nesse percurso, a compreensão do Universo sofreu drásticas mudanças – do mágico, dos antigos; para o mecânico, dos newtonianos, até ao Universo probabilístico, de nosso tempo.

Gleiser também expõe a idéia de que a ciência não é algo frio e calculista, como costuma ser entendida no senso comum. Ela representa uma profunda admiração do mistério e da beleza da natureza, ela seria uma dimensão da espiritualidade humana.

Outro mérito da obra é a abordagem clara, simples e profunda da física contemporânea. Relatividade, Mecânica Quântica e outros tópicos considerados intransponíveis pelo público em geral estão descritos de forma bastante compreensível, constituindo uma saborosa fonte de aprendizado sobre a realidade.

Nenhum comentário: