4 de maio de 2005

A Ordem do Discurso (não-ficção)

Michel Foucault, 1970, França

Trata-se da aula inaugural que Foucault proferiu quando assumiu a cátedra vacante no Collège de France. Um texto brilhante que elenca os “procedimentos de controle e de delimitação do discurso” e expõe a “relação entre as práticas discursivas e os poderes que as permeiam” (cc).

Em um segundo momento, o filósofo aponta a direção que pretende dar aos estudos dessa área, ilustrando as linhas para a pesquisa que intentava desenvolver (e o fez) nos cursos do Collège de France.

Mas, como comentar esse texto, na medida em que o próprio Foucault, em seu pronunciamento, anuncia que o comentário é um desses ‘procedimentos de controle’? Em suas palavras:

“O comentário não tem outro papel, sejam quais forem as técnicas empregadas, senão o de dizer enfim o que estava articulado silenciosamente no texto primeiro.
Deve, conforme um paradoxo que ele desloca sempre, mas ao qual não escapa nunca, dizer pela primeira vez aquilo que, entretanto, já havia sido dito e repetir incansavelmente aquilo que, no entanto, não havia jamais sido dito” (p. 25).

Resta então a indicação da leitura da obra... o ideal é deixar de lado esses magros comentários como os que aqui (nesse blog) se lê.

Nenhum comentário: